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Quanto cobrar pela minha decoração com balões?


Equipe Balões São Roque - 17/08/2020


Como precificar o meu negócio?

Você se especializou, treinou e agora chegou o momento de trabalhar fazendo lindas esculturas de balões? Não basta cobrar por balão utilizado, e sim considerar que realizar uma escultura com balões é um trabalho de prestação de serviço, você está vendendo uma arte. Como existem diferentes tipos de escultura (e você não é “uma linha de produção automatizada”), cada trabalho exige diferentes habilidades, não existe neste mercado um “preço único”.

Diferentemente de decorações prontas (ex.: painéis), as esculturas de balões precisam ser feitas para cada festa, o que torna cada escultura única e especial. É quase um trabalho artesanal...

Mas afinal, quanto cobrar?

Para chegar ao valor de um produto, basicamente deve-se levar em consideração três principais pontos:

1.     Custo: dos seus produtos, insumos e mão de obra

2.     Público-alvo: quem são seus clientes?

3.     Mercado: quanto o mercado (na minha região) cobra?

Custo é o valor que você gasta com a matéria-prima (ex.: Balões) e mão-de-obra (ex.: sua equipe). Deve-se pensar que o seu tempo também tem valor (ele custa), assim como sua habilidade em fazer determinada escultura. Ou seja, mesmo que seja algo relativamente rápido, você só consegue fazê-lo nesta velocidade porque treinou para isso.

Conhecer o seu público-alvo é essencial. Faça a você mesmo algumas perguntas simples: que tipo de escultura meu (ou minha) cliente gosta? Como são suas festas? Qual a faixa etária? É festa para Menino ou Menina? Qual é a classe social das festas que você costuma trabalhar? O que seu cliente busca (ou espera) ao contratar um serviço de decoração com balões? Etc.

Sobre o mercado, procure comparar seus preços com os preços de outros decoradores... se forem muito diferentes - especialmente no começo do seu serviço - poderá despertar desconfiança do seu público. Porém, aqui é importante fazer uma observação: você até pode se basear no preço da concorrência, porém, lembre-se que seus objetivos e modo de trabalhar podem ser completamente diferentes de outras pessoas, por isso, leve em consideração seus diferenciais, suas maiores habilidades, seus pontos fortes....

Este estágio é um bom momento para se focar nisso (seus diferenciais) como prestador de serviço: no que você é realmente bom? Que tal oferecer um atendimento mais caloroso e amigável? Ou quem sabe trazer referências estrangeiras para suas esculturas? Pergunte-se: o que pode despertar o interesse dos potenciais clientes?

Ou seja, para estar atento aos 3 pontos acima e cobrar/formar seu preço corretamente, você deve pesquisar bastante.

Como saber se estou cobrando corretamente?

Para simplificar um pouco sua vida, preparamos uma conta simples para saber se o seu negócio está saudável e você não está saindo no prejuízo.

Preço do balão X 3 = se deu mal

Preço do balão X 4 = está legal

Preço do balão X 5 = o ideal

Explicando melhor: caso você utilize 50 balões em uma escultura e cada um deles custe para você R$ 1,00 (custo unitário), ou seja, você gastou R$ 50,00 com os balões.

O ideal é que seu lucro seja de R$ 250,00, ou seja, o valor pago pelos balões (R$ 50,00) multiplicado por cinco. Neste exemplo os valores são fictícios, porém, a regra pode ser utilizada em qualquer cenário.

Para finalizar, te perguntamos: quantas vezes você optou por um produto que não era exatamente “o mais barato”, mas você o comprou por ele ter trazido “um algo a mais”, ou seja, um maior valor agregado? Você pode ter comprado este produto em função da qualidade, por algum vínculo emocional com a marca e/ou por algum veículo de comunicação (isto é marketing) ... ou então pode ter sido por alguma recomendação  - o chamado “marketing boca a boca” -  que funciona muito no mundo de decoração. Mas o que fica desta experiência de um produto que te entrega um maior valor agregado? É o que ele (produto ou serviço) te trouxe de algo   “único”.

Então, ao avaliar quanto cobrar, pense também em como agradar o seu público e ser único no mercado. Sucesso e BOAS VENDAS!