Blog

Por que é Importante Inflar um Balão no Tamanho Correto?


Equipe Balões São Roque - 28/05/2020


Você já reparou que os balões (ou bexigas) de festa possuem um número, normalmente registrado na própria embalagem? Você já parou para pensar o que são estes números?

Eles indicam qual é o tamanho ideal que o balão deve ser inflado, em polegadas. Legal, não é? Pois é... por exemplo, quando vemos na embalagem o número “9”, significa que, após inflado, este balão terá 9 polegadas ou, aproximadamente 23cm (cada polegada corresponde a 2,54 cm).

Esse tamanho é medido na circunferência do bulbo (parte mais redondinha), que é aquela parte mais “gordinha” do balão. (CONFIRA IMAGEM 1 – “Balão 9 Polegadas inflado com 9 Polegadas (corretamente)” LOGO ABAIXO).

Podemos encontrar no mercado de balões diversas opções de tamanhos que permitem explorar ainda mais a criatividade na hora da decoração. Os ‘Arcos Desconstruídos’ por exemplo, que são os “queridinhos do momento”, podem ser compostos por balões de diferentes tamanhos, como os balões de 5 polegadas (aproximadamente 13 cm quando inflados), 7 polegadas (~18 cm), 8 polegadas (~20 cm),  11 polegadas(~28 cm) e os Gigantes e Supergigantes que, respectivamente possuem 25 e 35 polegadas, ou seja, 63,5 cm e quase 90 cm; não são enormes!? Já para o ‘Topo de bolo’, outra decoração que virou um “boom” nos aniversários e comemorações com balões, costuma-se utilizar modelos de 3 polegadas ou de 5 polegadas, que dão um toque especial no momento do “Parabéns”.

Mas, por que é tão importante que o balão seja inflado no tamanho correto?

Quando o produto é inflado acima ou abaixo da polegada indicada, algumas características podem se perder, como brilho das cores, solidez das cores, formatos de balões diferentes, etc. prejudicando o visual do balão e, consequentemente, podendo comprometer sua decoração. Vamos explicar então com mais calma:

          No caso dos balões inflados muito acima da polegada informada, o produto pode perder a tonalidade da cor, ficando levemente translúcido e, além disso, seu formato ficará muito “comprido”, com excesso de ar, principalmente na região do bico ou gargalo.

Correta

Balão 9 Polegadas inflado com 9 Polegadas (corretamente)

 

Incorreta

Balão 9 Polegadas inflado com 10 Polegadas (incorretamente)

 

Outro problema muito comum dos balões inflados acima da polegada indicada, é que o produto fica muito mais sensível devido à quantidade de ar, aumentando a possiblidade de estourar. É importante ressaltar que a principal matéria-prima dos balões de festa, que é o látex natural, existe um limite de resistência e flexibilidade, portanto o balão muito inflado fica mais suscetível a estourar.

Já quando o produto é inflado muito abaixo do tamanho indicado (*), o produto poderá ficar com uma aparência escura em função do “excesso” de látex aparente, prejudicando, portanto, o visual do produto, sua cor. Costumeiramente, esse excesso de látex aparece no topo do balão, deixando um aspecto de cor “não uniforme” e diferente nesta região.

            (*) Vale a pena salientar que muitos profissionais de arte com balões (decoradores) inflam os balões de látex com 1 Polegada abaixo do tamanho indicado. Entendemos que este limite (a menor) de 1 Polegada (a 1,5 Pol.) é bastante compreensível e usual para estes profissionais, pois é o “limite aceitável” a menor para o balão, que não prejudica as cores e o brilho. Reiteramos que os maiores riscos são para produtos inflados “muito acima” ou “muito abaixo” da polegada citada na embalagem, principalmente nos casos de “muito acima”, pelo risco de os balões estourarem no manuseio (e transporte) da decoração numa festa

E para evitar as situações acima e deixar o balão bem bonito para a decoração, nós sugerimos que você tenha sempre em mãos um Medidor de Balões.

Este medidor pode ser encontrado em diversos materiais, como de papelão ou até mesmo em MDF e normalmente é vendido em lojas de festas.

Dica: pesquise na internet os diversos tipos e modelos, com preços geralmente bem acessíveis.  

O medidor possui um formato de caixa, com círculos vazados nas laterais que correspondem às polegadas do balão. Usar esta ferramenta é extremamente simples! Basta inflar o balão e depois passar a parte do bulbo (a mais gordinha do balão, lembra?) no círculo vazado do medidor que corresponde à polegada do produto. É muito importante que o balão fique bem certinho no medidor, ou seja, sem sobras nas laterais e sem “forçar” a passagem no círculo (como se estivesse raspando somente nas bordas do círculo).

Confira abaixo um vídeo mostrando como utilizar o medidor, enviado pela decoradora Fabiana Vale:

 

E agora que você já sabe tudo sobre o tamanho dos balões e a importância de inflar no tamanho correto, o que você acha de aprender como montar um medidor de balões caseiro?